Quinta-feira, 4 de Junho de 2009
Judy Collins na Casa das Artes em Famalicão

Judy Collins estará na Casa das Artes, em Famalicão, no dia 20 de  Junho, Sábado, às 22h00, no Grande Auditório.

 

 

 

Uma Lenda da História da Música Americana

Judy Collins, prodígio infantil ao piano, rapidamente trocou as teclas pela guitarra ao tomar contacto, nos anos 50, com a música folk interpretada por Pete Seeger e Woody Guthrie. Na Greenwich Village de Bob Dylan, Joan Baez ou Dave Van Ronk, tornou-se reconhecida pela sua capacidade interpretativa e pela tremenda expressividade da sua voz. Intimamente ligada aos sonhos e aspirações do seu tempo, conjugava a interpretação de clássicos da folk com uma criteriosa escolha de repertório, tanto gravando contemporâneos destacados, como Dylan e os Beatles, como lendas por descobrir, como os supracitados Cohen e Joni Mitchell.No seu mais fértil período criativo, em que contou com a colaboração de, por exemplo, Roger McGuinn, dos Byrds, ou Stephen Stills, dos Buffalo Springfield e dos Crosby Stills & Nash, gravou álbuns como "In My Life" ou "Who Knows Where The Time Goes", garantindo um lugar de destaque na história da música popular do século XX. Actualmente, apesar de editar esporadicamente, mantém um calendário de concertos intenso. O seu estatuto lendário  mantém-se intocado, tendo sido inclusivamente homenageada pela geração de Devendra Banhart, responsável pela selecção do alinhamento de uma compilação que, em 2004, expôs o nascimento de uma nova vaga folk. Com o título "Golden Apples Of The Sun", o mesmo do segundo álbum de Judy Collins, a compilação tem canções de Joanna Newson, Six Organs Of Admittance ou Vetiver.
Judy não se fica pelas canções eternas. Também é representante da UNICEF, demonstrando um papel activo no empenho em projectos de apoio a causas humanitárias de extrema relevância. Uma das causas associadas ao seu nome é a campanha a favor da abolição das minas terrestres, flagelo pelo qual outras personalidades conhecidas lutam.
O álbum de tributo a Judy Collins - Uma colecção de musicas e poesias de Judy que inclui as participações de nomes como Leonard Cohen, Rufus Wainwright, Joan Baez entre outros, apresenta-se como uma obra fundamental para o reconhecimento da sua indelével longa carreira.
Judy Collins foi convidade e actuou na tomada de posse do presidente americano Bill Clinton, interpretando os temas “ Amazing Grace “ e “ Chelsea Mornig “.
Do seu vasto currículo é ainda relevante salientar o Grammy que lhe foi entregue em 1968 na categoria de melhor disco Folk “ Both Sides Now” e também a nomeação para um Oscar com a participação de Jill Godmillow no documentário “ Antonia  A Portrait Of The Woman” 1975, baseada na vida da sua professora de piano Antonia Brico.
Judy Collins – Uma história Americana para seguir num acto único, na Casa das Artes.

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds