Domingo, 7 de Junho de 2009
Centro Cultural Vila Flor em Festa com os dias a crescer...

Depois de festejar a chegada da Primavera em Março, o Centro Cultural Vila Flor continua em festa hoje, Domingo, dia 07 de Junho.

 

 

Depois de festejar a chegada da Primavera nos dias 21 e 22 de Março, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, vai continuar em festa hoje, domingo, dia 07 de Junho. Ao longo de todo o dia, o Centro Cultural Vila Flor volta a ser palco para diversas actividades pensadas especialmente para si: música, teatro, oficinas para toda a família, visitas guiadas e muita animação. O mercado de produtos frescos regressa ao CCVF e os magníficos jardins do Palácio Vila Flor, que se estendem sobre a cidade, vão convidá-lo a passar todo o dia no espaço vimaranense. Ao almoço leve o seu piquenique: o CCVF estende a manta… e presenteia-o ainda com uma companhia saborosa para temperar os seus acepipes! Ao final da tarde não regresse a casa antes de dar um pezinho de dança ao som de uma fanfarra que promete ser no mínimo contagiante.

O dia começa às 11h00 com a animação do projecto TIR. Deixe-se levar por Leo Cartouche na sua versão mais versátil, conjugando vários elementos: alta mobilidade, alta capacidade de comunicação e alta visibilidade, com um estapafúrdio velocípede de carga que permite a criação de pequenas cenas e espectáculos de rua à la minuta.

O mercado de produtos frescos e tradicionais regressa ao terreiro do Palácio Vila Flor e fará parte da festa entre as 11h00 e as 18h00. Cada vez mais bonito e perfumado, este mercado estará pronto para ser degustado com todos os sentidos. Aproveite para conhecer e para comprar alguns dos melhores produtos da região. À mesma hora e até ao final da tarde, um triciclo gigante estará estacionado no terreiro do Palácio Vila Flor, disponível para ser usado pelo público. Na parte de trás, uma personagem aparentemente adormecida ganha vida quando pedalamos.

Se quiser passar verdadeiros momentos em família, inscreva-se nas oficinas programadas para este dia. Com duas sessões, uma das 11h00 às 12h30 e outra das 15h00 às 16h30, “Pinto com o Corpo” estará no Palácio Vila Flor e será conduzida por Lara Soares. Esta é uma oficina que parte dos desenhos e pinturas de João Queiroz para um jogo de exploração do gesto, no processo de representar as imagens que construímos. Com lotação limitada, esta oficina é dirigida a pais, avós e crianças a partir dos 6 anos de idade.

Para além da oficina de desenho haverá também uma oficina de teatro dos objectos para as crianças a partir dos 4 anos. “Objectos Contadores”, dirigida por Catarina Lacerda e Rodrigo Malvar, terá duas sessões, uma das 11h00 às 13h00 e outra das 15h00 às 17h00. Objectos de todos os dias irão transformar-se em objectos de todas as histórias. Nesta oficina, pequenos e crescidos vão observar, manipular, transformar e imaginar novos objectos e novas personagens a partir de coisas aparentemente banais.

Ao longo do dia, não perca ainda a oportunidade de conhecer por dentro, e de forma privilegiada, o belíssimo Palácio do séc. XVIII que deu o nome ao Centro Cultural Vila Flor, passando pela área expositiva, pelas áreas técnicas e pelos camarins, até aos auditórios onde se realizam alguns dos melhores espectáculos da região e do país. As visitas guiadas serão feitas em três sessões, uma das 11h30 às 12h30, outra das 14h30 às 15h30 e a última das 16h00 às 17h00.

Nesta festa, não faltam espectáculos. De manhã, às 11h00, e à tarde, às 14h30, a Truta Associação Cultural apresenta a peça “O diário do Sr. Lepidóptero”. Antigo criador de bichos-da-seda em caixas de sapatos, o Sr. Lepidóptero percorreu o mundo em busca de uma borboleta que lhe devorou os livros de infância, não havendo registo de alguma vez a ter encontrado. A partir das suas anotações e da sua colecção particular de objectos recolhidos nas suas viagens, vamos revisitar lugares remotos.

Mas a apresentação de espectáculos não fica por aqui. O novo circo estará representado com “Pensava que fosse mais fácil”, de Leo Cartouche, um espectáculo com ritmo, humor e muito movimento, onde momentos de um espectacular e versátil uso de técnicas circenses de alto nível se alternam e misturam com momentos sensíveis e tocantes. Tudo bem embrulhado por risos e gargalhadas. Leo Cartouche tentará superar a catadupa de problemas que ele próprio cria, resultando numa necessidade cada vez mais premente de ajuda do público… Este é um espectáculo para crianças que irá apanhar desprevenidos alguns adultos! A primeira apresentação será às 11h45 e a segunda às 15h30, nos magníficos jardins do CCVF.

Com tantos espectáculos, animação e oficinas, o melhor é trazer o almoço e fazer um piquenique no jardim do Centro Cultural Vila Flor. O CCVF vai estender as mantas e presenteá-lo com diversos contos e contadores de histórias. Das 12h30 às 14h30, Cândido Pazó (Galiza), Luís Carmelo (Évora), Miguel Sermão (Lisboa) e Nuno Coelho (Évora), serão a companhia ideal para temperar a sua refeição. Quatro artesãos das palavras, quatro conversadores, que de manta em manta contarão uma e outra e outra história… É só chamar um deles para junto de si e deixar-se levar… até o conto estar contado.

Antes de regressar a casa, não encerre a festa antes de dar um pezinho de dança ao som da Fanfarra Kaustica. Esta fanfarra vai tocar no jardim do CCVF entre as 16h30 e as 18h00 e promete ser, no mínimo, contagiante. O nome do grupo nasce da sensação química que a música desta fanfarra provoca nas pessoas. Ela queima! Os ritmos e as melodias arrepiam a pele. Estes músicos desafiam o que existe de mais primário em todos nós: a alegria pura e nua, despida de preconceitos ou status, sem barreiras ou diferenças; a euforia, que chama a si o melhor de cada um, e a dança, que liberta e purifica os corpos. Por isso a animação é garantida! Com um repertório que toca diversas etnias, países e contextos, a Fanfarra Kaustica quebra barreiras pelo desinteresse em manter tradições e pelo interesse em quebrar corações.

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds