Sexta-feira, 19 de Setembro de 2008
Théâtre de la Mezzanine no Centro Cultural Vila Flor

A companhia francesa Théâtre de la Mezzanine sobe ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos próximos dias 19 e 20 de Setembro para apresentar Nous sommes tous des papous, um espectáculo sem palavras, corrosivo e soberbo, onde o público é confrontado com imagens poderosas.

 

 

Rock apocalíptico! A Humanidade está em perigo! Lâminas afiadas rasgam a imagem, a névoa dissipa-se, abre-se um abismo…uma fenda no tempo… Música e imagens criam um espaço onde a fronteira entre o público e a acção não é claramente delimitada. O espectador vê-se a si próprio colocado no interior de uma obra de arte. Acompanhados por três músicos e uma cantora de blues, os actores contam uma história sem palavras, usando apenas gestos e os seus corpos. Três mulheres e um homem sobrevivem a uma catástrofe apocalíptica e encontram-se agora enclausurados num cenário de submundo de uma cidade. Este ground zero não é apenas um lugar para lembrar os mortos mas também uma fonte de energia para construir o futuro.

Pedaços de corpos flutuam num esgoto onde jazem detritos de todo o género: uma velha cadeira de cabeleireiro, manequins em plástico, uma bicicleta, um ecrã de computador… Nos escombros surge uma mulher com uma máscara de gás, outra vestida de vermelho, e uma terceira em branco tão virginal que parece saída de uma noite de núpcias. Tudo isto se passa algumas horas, alguns dias, alguns meses depois… Depois de quê? Subitamente, torrentes de água jorram do esgoto, trazendo corpos e detritos na sua fúria, arrastando consigo personagens alucinadas saídas não se sabe de onde. Esta humanidade tenta salvar o que, de hoje em diante, é impossível salvar. Mas que humanidade é esta?

Denis Chabroullet (responsável pela encenação e pela cenografia do espectáculo), poeta do grito mudo, faz eco de todos os cenários catastróficos que esta humanidade orgulhosa e narcisista quer esconder. Muito longe de Júlio Verne e um pouco de George Orwell, num cenário à Blade Runner, o Théâtre de la Mezzanine mostra-nos uma visão contundente e perturbadora da escória da sociedade e de um futuro quiçá muito próximo.

Criado em 1979, nos subúrbios de Paris, o Théâtre de la Mezzanine é, actualmente, uma das mais conceituadas companhias francesas. Após a montagem de textos do repertório contemporâneo e algumas adaptações de romances, Denis Chabroullet assume a escrita dos textos a partir da adaptação de outros dramaturgos. O primeiro espectáculo sem palavras, “Temps de Chien”, foi criado em 1990. Chabroullet tem, sem dúvida, uma visão muito particular da realidade e um profundo sentido dos paradoxos humanos. A sua escrita cénica oscila sempre entre uma realidade violentamente alucinada e uma ode à vida, à infância, à sensualidade dos seres e das coisas.

Chabroullet e o Théâtre de la Mezzanine trabalham, há mais de 15 anos, com uma forma dramática que não utiliza a palavra como vector de construção. O universo musical, criado pela compositora Roselyne Bonnet dês Tuves, assume assim um papel fundamental neste espectáculo. “Nous sommes tous des papous” não se parece com nada alguma vez visto em teatro; mas é urgente ver-se pois consegue conciliar a mágica infantil com uma desconcertante estética da miséria humana. Ninguém sai ileso destas alucinações acompanhadas de choques eléctricos no estômago.

Visite a página do Théâtre de la Mezzanine em www.theatredelamezzanine.com

Sexta, 19 e Sábado, 20 de Setembro - 22h00
Théâtre de la Mezzanine
Nous sommes tous des papous
Grande Auditório
Preço: € 10,00/€ 7,50 c/desconto

Publicado bragadistrito às 06:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds