Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008
Perto dos Palácios

Até 05 de Novembro a Galeria Ikon tem patente uma nova exposição de pintura: Perto dos Palácios, mostra individual da artista plástica Mariola Landowska.

   

Mariola Landowska nasceu na Polónia na cidade Szczecin, onde se formou em Arquitectura pela Escola Superior “Kazimiers Wielki”. Esta artista plástica que vive e trabalha em Lisboa, estudou Pintura e Artes Plásticas no Instituto de Arte “Gazzola” na classe de Carlo Scrocchi, em Piacenza.
Mariola Landowska, como admiradora da cultura indígena e da arte rupestre, fez várias viagens pelo Brasil onde conviveu com tribos indígenas do Nordeste, Pantanal e Amazónia o que lhe proporcionou o contacto com a cultura e a arte destes povos. Viajou igualmente por Marrocos e Cabo Verde onde encontrou novos motivos para inspiração. Na procura da diversidade da sua expressão artística desenvolve também trabalhos com azulejo e escultura em mármore.
O seu interesse pela arqueologia, etnografia, mitologia e novas culturas inspiram várias exposições individuais e colectivas em Portugal e Espanha, mas também na Polónia, Dinamarca, Itália, Alemanha e Brasil. Em Portugal, destacam-se, entre outras, as exposições centrada nos mitos, ritos e tradições dos povos da Amazónia e do Norte de Africa, tais como: O Índio, o Mito, a Busca, na Galeria da Câmara Municipal de Aveiro; Através das Civilizações - Galeria do Hotel Penta em Lisboa; Através das Civilizações II - to be continued - Galeria “Quinta de Santo António”-Aveiro; Mouras Encantadas” exposição conjunta com Brigitte Von Humboldt-Museu da Água, em Lisboa; Amazonas, Entre o Sonho e a Realidade-Centro de Arte Contemporânea da Amadora; Humanos e Raízes- Exposição Conjunta com Xicofran - Fundação Casa do Gil , em Lisboa.
Mariola Landowska está representada na Embaixada da Polónia – Lisboa, Fundação do Gil – Lisboa, nas Câmaras Municipais de Oeiras, Sintra, Aveiro, Figueira da Foz, na Fundação Sousa Pedro – Sintra; Giachino - Torino, Itália; Proxal I - Szczecin, Polónia, Instalações da PEPSI - Varsóvia, Polónia, Co. Comunicação - Natal, Brasil.
Para o crítico de arte Júlio Quaresma, Mariola Landowska “territorializa um universo de registros e linguagens que nos remete para culturas venatórias do Paleolítico Superior e para os grafismos infantis numa clara pesquisa sobre os significantes e ícones primitivos. Admiradora da cultura primitiva, desde as suas manifestações pré-históricas às manifestações indígenas, a artista recorre nas suas obras a um léxico evanescente dos simbolismos dessas culturas ancestrais”.

Na exposição Perto dos Palácios Mariola Landowska remete-nos para memórias que gostamos de lembrar. Como ela própria refere, a propósito da presente mostra: “Quando queremos contar histórias às vezes começamos por “Era uma vez…”. É assim que, com ternura, cada um de nós gosta de relembrar as suas próprias raízes, num universo de emoções e olhares sentimentais, onde encontramos paisagens e figuras com vibração comum.
Palácios e castelos, tanto no passado como no presente, fazem-nos lembrar histórias com majestade própria. Tratam-se de templos com vitrais, mosaicos coloridos e figurinhas cheias de vida que se aninham em locais onde idealizamos jardins e pátios.
É este o registo sobre a infância da Humanidade”.
 

Até 05 de Novembro
3ª a 6ª das 15h00 às 20h00
Sábados das 10h00 às 13.00 e das 15h00 às 20h00

(Fonte: Galeria Ikon)

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds