Segunda-feira, 3 de Novembro de 2008
Joan As Police Woman em Guimarães

Joan Wasser, cantora americana, apresenta novo álbum To Survive. Sábado, dia 08, às 22h00, no Centro Cultural Vila Flor.

  

Não é jazz, não é soul, não é punk. É tudo isso, sem o ser. Assim é Joan As Police Woman, projecto a solo de Joan Wasser, cujo currículo é, no mínimo, impressionante: já tocou com Antony Hegarty (Antony and the Johnsons), Rufus Wainwright, Lou Reed, Nick Cave, Laurie Anderson, The Scissor Sisters, Sheryl Crow, Depeche Mode, entre muitos outros. Compositora, cantora, violinista, pianista e guitarrista, Joan Wasser desafia os limites do rock, jazz, soul, punk e r&b. A sua música vagueia por baladas permeadas por um indie rock aconchegante e pelo soul que marcou a carreira de Nina Simone, uma das suas grandes influências.

Depois do disco de estreia “Real Life” (2006), que recebeu rasgados elogios da crítica, Joan As Police Woman sobe agora aos palcos para apresentar o segundo álbum em nome próprio, “To Survive”, lançado no passado mês de Junho. A digressão serve ainda de ensejo ao lançamento do novo single “To America”, que conta com a participação especial de Rufus Wainwright. Guimarães recebe Joan As Police Woman no próximo dia 08 de Novembro, no Centro Cultural Vila Flor.

É na década de 90 que o nome de Joan Wasser começa a ecoar, como violinista dos The Dambuilders, preenchendo o lugar que até então pertencera a Debbie Fox. E é também ao lado dos The Dambuilders que parte para as primeiras experiências multi-instrumentais, intervindo com a guitarra e o piano, mas também com a voz e com a pena. Outros projectos se somaram: Those Bastard Souls, em 1995; os Black Beetle em 1997. Dois anos depois, inicia-se num novo registo, mais sóbrio, na banda Antony and The Johnsons, contribuindo para o álbum “I am a bird now”, que conquistou em 2005 o Mercury Award.

Com a dissolução dos Black Beetle em 2002, Wasser lança-se a solo: é então que nasce Joan As Police Woman. E é nesse papel que integra, em 2004, uma digressão de Rufus Wainwright, com quem esteve em Portugal em 2005, cabendo-lhe a abertura do espectáculo. Ninguém ficou indiferente à sua voz e ao ritmo quasi-conversacional. Não tardaram comparações com Dusty Springfield, Annette Peacock e Chrissie Hynde.

“Real Life”, o disco primogénito (2006) deste projecto a solo, é um hino à “Verdade Do Ser e do Sentir”. Ir ao encontro da sua verdade, debater-se com ela, é, ao seu jeito, um grito de subversão: “Para mim, o mais subversivo que se pode ser é ser totalmente honesto”. Subversivo, ousado, audaz é também o modo como entrelaça, com um toque sui generis, o seu extenso rol de influências: a sonoridade electro-metálica e quase agressiva de The Dambuilders, de Black Beetle, de Those Bastard Souls; a melodia sussurrante e confidente de Antony and The Johnsons e de Rufus Wainwright; o soul de Nina Simone e Isaac Hayes; o punk de The Smiths, de The Grifters e de Siouxsie Sioux. Apropria-se de todo este repertório, não num gesto emulativo, mas num acto engenhoso e inventivo, imprimindo-lhes o seu cunho, a sua verdade, as feições do seu próprio sentir.

“To Survive” subscreve igualmente o desígnio de genuinidade, mas com uma feição mais contemplativa, reflexo do contexto de melindre emocional em que foi produzido (o falecimento da sua mãe, vítima de cancro). Um disco denso, profundo e ambicioso que constitui, segundo os críticos, a prova de que o sucesso do primeiro álbum não foi mera sorte de principiante, e que o projecto Joan as Police Woman veio para ficar.

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds