Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008
Festival One Man Band no Centro Cultural Vila Flor

The Legendary Tiger Man, Becky Lee, Bob Log III, Son of Dave, Slimmy & Dj Ride. Festival One Man Band dias 05, 06, 12 e 13, às 23h00 no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.

 

Em Guimarães, os dois primeiros fins-de-semana de Dezembro significam “one man band show”. No imaginário colectivo “one man band” é um signo dicotómico: representa o músico nómada que percorre as ruas carregado de instrumentos e artefactos mecânicos que manuseia com a perícia de quem aspira a ser ‘profissional’; mas representa também a liberdade, independência e versatilidade a que aspiram os artistas que são ‘profissionais’.

O Festival One Man Band condensa as duas faces dessa moeda: à estética artística dos projectos formados por um só músico que se desdobra entre vários instrumentos, soma-se a originalidade, contemporaneidade, mas também profissionalismo das suas propostas. Paulo Furtado, protagonista da one man band ‘The Legendary Tiger Man’, assume a direcção artística deste festival, que inaugura com cinco projectos notáveis: àquele, some-se Becky Lee and Drunk Foot, Bob Log III, Son of Dave e ‘Slimmy & Dj Ride’.

É o excêntrico heterónimo de Paulo Furtado quem dá o pontapé de arranque a este festival, na sexta-feira 05 de Dezembro. The Legendary Tiger Man oferece, em cada performance, uma experiência de fusão do passado com o futuro: à tradicional instrumentagem analógica, o artista junta, sem pudor, soluções tecnológicas. O resultado é um espectáculo caleidoscópico, em que a música galga fronteiras, indo ao encontro da imagem. Segue-lhe, na mesma noite, Becky Lee and Drunk Foot. Becky Lee nasceu em Dallas, no Texas, e cresceu no Phoenix, Arizona. Talvez por isso, a sua música evoca os filmes do FarWest. O projecto “Becky Lee and Drunk Foot” é uma das poucas one man band constituída por uma mulher. Neste caso, uma mulher e... o seu próprio pé!

No Sábado, dia 06, o palco é de Bob Log III. Personagem peculiar, Bob Log nunca pisa o palco sem o seu capacete com microfone incorporado. O que poderia ser entendido como uma extravagância começou por ser um recurso de defesa improvisado: fazendo parte do duo Doo Rag, Bob Log viu-se forçado a assumir o comando de todos os instrumentos, depois de o baterista Thermos Malling abandonar inesperadamente a banda a meio de uma tournée. Com receio das reacções à sua actuação a solo, passou munir-se de um capacete de forma a proteger-se das agressões do público mais entusiasta. Hoje, o adereço é a imagem de marca deste artista de sonoridade crua mas animosa.

O festival prossegue no fim-de-semana seguinte. Na sexta-feira, dia 12, é a vez de Son of Dave. Ele é Benjamin Darvill, entertainer, cronista da ‘Stool Pigeon’ e membro dos Crash Test Dummies. Numa actuação ritmada pelo bater do pé, pela respiração e pelo timbre roufenho da harmónica filtrado por um velho microfone astatic, os blues, o hip hop e a pop convergem recriando uma banda sonora de viagem, de espírito aventureiro e imaginário pecaminoso.

Pervertendo o conceito do artista solitário, o festival reserva para o último dia uma colaboração inédita entre dois dos mais criativos e interessantes músicos portugueses da nova geração: Slimmy e Dj Ride. Slimmy é um projecto de electro-rock que nasceu fadado ao sucesso: o seu disco de estreia, ‘Beatsound Loverboy’, conquistou projecção internacional e, como reflexo disso, um dos seus temas foi incluído na banda sonora da série CSI Miami. DJ Ride é um talento emergente na música urbana made in Portugal. Dedica-se desde a 2002 à produção musical, dj set's e é um dos grandes impulsionadores do scratch em Portugal, facto que lhe valeu o título de Duplo Campeão Nacional de Scratch na competição ITF (International Turntablism Federation).

Para além das propostas artísticas que dão nome ao festival, do cartaz constam ainda DJ Sessions: dias 06, 12 e 13, Sean Riley, A Boy Named Sue e Da Flux são, respectivamente, as fórmulas que prolongam o espectáculo noite fora.

Sexta, 05 e Sábado, 06 de Dezembro - 23h00

 

Sexta, 12 e Sábado, 13 de Dezembro - 23h00

Festival One Man Band

Café Concerto

Preço: € 5,00 (cada concerto)

 

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds