Quarta-feira, 21 de Maio de 2008
Teatro amador sobe a palco em Guimarães

O Centro Cultural Vila Flor volta a ser palco da Mostra de Teatro Amador. Os três projectos vencedores do concurso de apoio à criação teatral para grupos de teatro amador do concelho de Guimarães, sobem a palco, dias 22, 23 e 24 de Maio, pelas 22h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

 

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, volta a ser palco para as apresentações dos projectos vencedores do concurso de apoio à criação teatral para os grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães. Ao longo de três dias, de 22 a 24 de Maio, às 22h00, os três projectos vencedores sobem ao palco do Pequeno Auditório do CCVF para se darem a conhecer ao grande público.

Este concurso tem como objectivo promover a criação, a divulgação e o desenvolvimento de obras da dramaturgia de todas as épocas, impulsionar a actividade dos grupos de teatro de amadores e o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro.

A Mostra de Teatro Amador abre na quinta-feira, dia 22 de Maio, com a peça Cordéis da Citânia – Associação Juvenil. Criada a partir de textos de vários autores de Teatro de Cordel do séc. XVII, esta é uma peça de teatro cheia de excessos, que fala disso mesmo, de excessos: da vaidade, do orgulho, da inveja… Três pecados? Três excessos? Três estórias sobre situações quotidianas. Um quotidiano de excessos. Excessos de quem vive na corda bamba… no cordel… no Teatro de Cordel. Excessos divertidos cometidos por velhos irados, namorados invejosos, pais orgulhosos, mais um punhado de outras personagens a gosto. Teatro para que todos desfrutem do prazer de rir e passar um bom bocado.

Na sexta-feira, dia 23 de Maio, o Grupo CETE sobe ao palco do Pequeno Auditório do CCVF para apresentar a peça Eréndira. Inspirado no conto de Gabriel García Marquez A incrível e triste história de Cândida Eréndira e de sua avó desalmada, o Grupo CETE pretende criar um espectáculo focado na multidisciplinaridade, ampliando a experiência artística do grupo e também o seu raio de intervenção na comunidade. Cândida Eréndira vive num casarão com a sua avó, que a trata como uma escrava. Um dia, a jovem provoca acidentalmente um incêndio que destrói a casa. A avó, como forma de reaver os seus bens, obriga a neta a prostituir-se até poder pagar a sua dívida. Entretanto vivem uma série de episódios até Eréndira conhecer Ulisses.

A Mostra de Teatro Amador encerra no sábado, dia 24 de Maio, com a peça Yerma do Teatro de Ensaio de Raul Brandão. Da autoria de Garcia Lorca, Yerma é considerada juntamente com a Casa de Bernarda Alba uma obra de maturidade. Nela, é-nos contada a história de uma jovem mulher que vive num meio fechado, numa povoação onde todos se conhecem, onde todos se controlam, onde todos se difamam, onde todos se invejam, onde todos se desejam e onde alguns se amam. Onde todos têm filhos e ela não. É uma tragédia a que muitos chamaram «a tragédia da mulher sem filhos». O conflito violento, desigual e injusto entre Yerma e o marido, a família, a aldeia, a religião, enfim… a sociedade, serviu de mote para a peça do Teatro de Ensaio Raul Brandão.

 

Mostra de Teatro Amador

22, 23 e 24 de Maio

22h00
Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
Preço - 2,50
Assinatura - 5,00

www.ccvf.pt

Publicado bragadistrito às 23:31
Link do Post | Adicionar aos Favoritos
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds