Sábado, 31 de Maio de 2008
Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança com teatro e música no Theatro Circo.

 

O teatro de marionetas O Jardim – Tomo I – A Primavera (11h00) e duas novas sessões da oficina Música para Gente de Palmo e Meio (10h30 e 11h30) são actividades que o Theatro Circo apresenta no Dia Mundial da Criança, Domingo, 1 de Junho.

Concebido pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora para um público de idade entre 1 e 6 anos, O Jardim – Tomo I – A Primavera narra uma história que começa com a chegada, atrasada, da Primavera a um jardim onde ainda dorme o Inverno, única companhia de Picapico, gigante que lá mora e não deixa entrar ninguém, nem mesmo os pequenos Nina e Nino.

Com criação, interpretação, manipulação e música de Filipa Alexandre, o teatro de marionetas inspirado no conto O Gigante Egoísta, de Óscar Wilde, surgiu da intenção de criar um espectáculo baseado na proximidade entre obra e espectador.

Usando os símbolos como intensificadores da componente visual, o projecto, que comporta ainda uma forte dimensão musical, centra a sua acção no elemento Primavera, que transporta os jovens espectadores para um universo de jogo e fantasia.

Após uma formação de três anos na área das marionetas, facto único na formação artística das vertentes teatrais em Portugal – que permitiu a realização de especializações com profissionais nacionais e internacionais e a participação no Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières, e no concurso Découvertes, Images et Marionnettes, em Tournai, na Bélgica, onde obteve o primeiro prémio –, foi criada, em 2002, a companhia profissional Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Desde então, o grupo, que reúne actores, artistas plásticos e marionetistas, tem vindo a desenvolver espectáculos para a infância e juventude em vários eventos nacionais.

Além da produção de espectáculos, a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora dedica-se ainda à formação e ao desenvolvimento da marioneta e das suas potencialidades enquanto linguagem artística.

 

Música Para Gente de Palmo e Meio 

No Salão Nobre do Theatro Circo regressam mais duas sessões da oficina Música para Gente de Palmo e Meio, sendo a primeira (10h30) destinada a crianças entre os 24 e 48 meses e a segunda para bebés até aos 24 meses (11h30).

Com uma lotação máxima de 15 bebés cada (e respectivos progenitores), em cada sessão é criado um ambiente sonoro rico e diversificado, através da utilização de canções e cantos rítmicos com diferentes métricas e tonalidades, de padrões tonais e movimento, atendendo ao estádio de desenvolvimento de cada criança.

De carácter orientacional e intimista, as sessões constituem ainda um incentivo para que pais e educadores se predisponham a enriquecer a vida dos mais pequenos através de jogos e brincadeiras que promovam um desenvolvimento global, numa atmosfera musical plena de momentos de prazer e alegria.

 

Dia Mundial da Criança – Génese e Contexto

Comemorado pela primeira vez em 1950, o Dia Mundial da Criança surgiu em pleno cenário de crise provocado pela II Guerra Mundial que atingiu os países da Europa e Oriente, com especial incidência na população mais jovem.

Na tentativa de inverter a situação, em 1946 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um organismo cujas acções visam a defesa dos direitos da criança – a UNICEF. Contudo, os esforços encetados revelaram-se infrutíferos e, apenas em 1950, com a proposta da Federação Democrática Internacional das Mulheres para a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo, são criadas as condições para a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela ONU nove anos mais tarde, reconhecendo assim a qualquer criança, entre outros princípios fundamentais, o direito à alimentação, cuidados médicos, educação e protecção, contra todas as formas de exploração.

 

Informações

Os ingressos para o teatro O Jardim – Tomo I – A Primavera, a 5,00, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo. O acompanhante da criança tem acesso gratuito.

As inscrições para a oficina Música Para Gente de Palmo e Meio, a 10,00, devem ser igualmente efectuadas nas bilheteiras do Theatro Circo.

Publicado bragadistrito às 21:54
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Newsletter

Escreva o seu e-mail:

Distribuido por FeedBurner

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

Contador
blogs SAPO
subscrever feeds