No âmbito da programação do Serviço Educativo, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, vai organizar no próximo mês de Setembro oficinas de dramaturgia, cenografia e artes plásticas dirigidas a educadores e professores do 1º ao 3º ciclo e do ensino secundário.
A primeira oficina será de dramaturgia e irá realizar-se nos dias 08 e 09 de Setembro, das 17h00 às 20h00. Graeme Pulleyn – actor, encenador e dramaturgo inglês – será o responsável por esta formação que irá combinar jogos, exercícios e conversa, com o fim de facultar aos participantes métodos e ideias para estimular e apoiar um trabalho criativo com jovens. A oficina de dramaturgia destina-se a professores do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.
Nos dias 10 e 11 de Setembro, os professores poderão inscrever-se numa oficina de cenografia orientada por Fernando Ribeiro. Esta oficina pretende encontrar um espaço comum onde se projecte uma criatividade interactiva e participativa na concepção espacial e dramatúrgica no contexto escolar. É uma oficina de reflexão e concretização de propostas cenográficas alternativas, subordinadas a um redimensionamento da utilização da estrutura espacial escolar e artística, que tem como objectivos rasgar sentidos na percepção estética do espectáculo e na criação de cenografias.
As oficinas de dramaturgia e cenografia têm inscrição gratuita, estando sujeitas a um número máximo de 15 participantes. As inscrições serão aceites até ao dia 04 de Setembro e poderão ser efectuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário de inscrição disponível online.
Paralelamente à exposição de Adelina Lopes (que vai estar patente no Palácio Vila Flor entre 12 de Setembro e 29 de Novembro) haverá ainda uma oficina de artes plásticas no dia 19 de Setembro, sábado, entre as 11h30 e as 17h00. Esta oficina precede a realização das oficinas para crianças concebidas para a exposição de Adelina Lopes e pretende apontar um conjunto de estratégias para desenvolvimento em sala de aula. Partindo de temáticas centrais no trabalho de Adelina Lopes, tais como as relações variáveis entre imagem e objecto e entre memória e percepção, os professores irão realizar um conjunto de exercícios práticos a partir desta exposição e simultaneamente organizar algumas ferramentas para a criação de novos exercícios adequados à prática da educação visual e plástica no pré-escolar e 1º ciclo. A oficina de artes plásticas destina-se a educadores e professores do 1º ciclo. A inscrição também é gratuita e deverá ser efectuada até ao dia 10 de Setembro no Centro Cultural Vila Flor ou online em www.ccvf.pt.