Até 31 de Agosto decorre no Palácio Vila Flor, em Guimarães, com entrada livre, a VIII Bienal de Pintura 2008/2009 Eixo Atlântico.
O Palácio Vila Flor vai acolher durante o mês de Agosto a VIII Bienal de Pintura 2008/2009 Eixo Atlântico. A artista portuguesa Ana Pais Oliveira foi a vencedora do certame com a obra Vejo, de passagem, enquanto coso o meu vestido (na imagem).
A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é um dos programas, desenvolvidos pela associação transfronteiriça, de maior participação e sucesso. Um programa que estimula a criação artística e ao mesmo tempo possibilita o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas que, no Noroeste Peninsular, dão uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
A diversidade de expressões das obras é uma das virtudes desta Bienal. A incorporação do Prémio Jovens Talentos Luso-Galaicos permite o reconhecimento e o cruzamento com outras propostas e culturas, abrindo oportunidades, fronteiras e reforçando os laços de identidade comum, para construir um futuro.
A realização da VIII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico conta com o apoio de instituições galegas e portuguesas como a Fundação da Juventude, o Instituto Português da Juventude, a Dirección Xeral de Xuventude e Solidariedade da Xunta de Galiza e a Caixanova. A exposição foi inaugurada no mês de Fevereiro na cidade galega de Verin, e até ao momento esteve patente nas cidades de Chaves, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Mirandela e Barcelos.