Exposição de Gabriela Albergaria inaugura no próximo dia 27 de Setembro no Centro Cultural Vila Flor e estará patente até 31 de Dezembro.
O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acolhe a partir do próximo dia 27 de Setembro a exposição “Variações sobre um Tema” da artista Gabriela Albergaria.
Gabriela Albergaria trabalha a natureza através de um conjunto de preocupações que se relacionam com a perda de referência, ou seja, a ideia de uma natureza que se sujeita a sucessivos processos de humanização e se apresenta incapaz de sobreviver num mundo onde a proliferação de espectros e simulacros de ambientes naturais supera a própria realidade.
Esta exposição, projectada para o Centro Cultural Vila Flor, baseia-se na organização de dois territórios, partindo de lógicas de apresentação completamente distintas. Numa abordagem contemporânea que procura desenvolver e explorar as particularidades de um lugar específico, possuidor de uma enorme componente histórica, é reunido um conjunto de obras e ideias, com o objectivo de estimular o estabelecimento de diálogos e confrontos entre os diferentes elementos presentes.
A importância desta exposição, e da obra da Gabriela Albergaria em geral, é a possibilidade de se encontrarem mecanismos de contratualização entre os significados contidos no seu trabalho e os espaços onde este se inscreve. Ao evitar recriar formas de viabilização ou sustentação da biodiversidade, papel que actualmente é exclusivamente confinado à ciência, a artista procura estabelecer, no absurdo e na estranheza das situações apresentadas, um desencadear de actos isentos e livres capazes de ultrapassar pressupostos directamente relacionados com a anulação ou protecção do meio natural.
Gabriela Albergaria nasceu em 1965 em Vale de Cambra, mas vive e trabalha em Lisboa e Berlim. Estudou na faculdade de Belas Artes do Porto (1985-90) e foi artista residente no programa internacional da Kunstlerhaus Bethanien em Berlim (2000-01). Tem participado em exposições individuais e colectivas nacional e internacionalmente desde 1990. Nos últimos anos Gabriela Albergaria tem usado a fotografia, desenho, instalação e escultura no desenvolvimento de uma linha de trabalho que tem como ponto de partida os jardins e a sua história. Estas referências sociais e colectivas interligam-se com memórias pessoais e subjectivas. Os seus projectos foram mostrados em vários locais destacando-se a galeria Vera Cortês, em Lisboa, a galeria Vermelho em São Paulo, Kunsthalle Emden na Alemanha, Vancouver Artgallery em Vancouver, Canadá.
A exposição inaugura no dia 27 de Setembro, às 18h00, ficando patente até ao dia 31 de Dezembro. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e aos domingos e feriados, das 14h00 às 19h00.
Durante o período da exposição de Gabriela Albergaria no Centro Cultural Vila Flor serão realizadas visitas guiadas e oficinas de escrita e expressão plástica, de terça a sexta-feira, mediante marcação. Com um carácter informal e privilegiando o diálogo, estas experiências pretendem essencialmente contribuir para o desenvolvimento das capacidades de observação e de crítica e para a aproximação dos públicos aos modos de fazer e pensar da criação artística de hoje. As marcações para a visita guiada e para as oficinas deverão ser efectuadas com uma semana de antecedência pelo telefone 253424700 ou pelo e-mail servicoeducativo@aoficina.pt.
No dia 26 de Setembro, véspera da inauguração da exposição, entre as 17h00 e as 19h00, a artista estará disponível para um encontro com professores procurando dar a conhecer os pressupostos do seu trabalho e algumas das suas experiências pedagógicas recentes, numa perspectiva relevante para o trabalho em sala de aula. Este encontro é essencial para os professores interessados em participar com os seus alunos na oficina de expressão plástica. A inscrição no encontro com professores é gratuita.
Exposição
Gabriela Albergaria
Variações sobre um Tema
Todos os dias excepto 2ª feira
Preço 1,00 € | 0,50 € c/ desconto