Sábado, 8 de Novembro de 2008
Guimarães Jazz

O Guimarães Jazz regressa à cidade de Guimarães, entre 10 e 22 de Novembro, no Centro Cultural Vila Flor, com um programa que pretende manter o Festival como um dos mais importantes acontecimentos jazzísticos a nível nacional e europeu.

 

Se a coesão e a qualidade das propostas de outras edições têm sido uma imagem de referência do Festival, este ano não será excepção, com um programa que deseja afastar-se dos formatos apresentados em anos anteriores, explorando novos projectos e formações, mantendo contudo inalterável a estrutura dos concertos e a consistência das escolhas.

Kurt Elling Quartet, Steve Coleman & Five Elements, Django Bates & storMCHaser, Marcus Strickland, Kenny Baron Trio e The Metropole Orchestra – com direcção de Vince Mendoza e com Peter Erskine como solista convidado – são alguns dos projectos que integram o cartaz da 17ª edição do Festival. Para além dos concertos, o Guimarães Jazz 2008 apresenta também um amplo programa de actividades, que inclui as já históricas jam sessions, as oficinas de jazz, exposições e cinema.

O primeiro fim-de-semana foi delineado como uma evidente aposta na voz: Kurt Elling (dia 13), uma visão clássica de cantor de jazz, abrirá o certame com novas ideias e reinterpretações do legado musical deixado por outros nomes da história do jazz; Steve Coleman & Five Elements (dia 14) trarão a palco a voz como um instrumento rítmico no contexto de um quinteto; Django Bates (dia 15), com storMCHaser, cantará mensagens mordazes através de um apurado sentido de humor, ao mesmo tempo que se desdobrará em instrumento no contexto da orquestra.

Já no segundo fim-de-semana, o programa mantém os pontos musicalmente identificativos dos anos anteriores, acrescidos de mais um projecto para grande orquestra, até então nunca apresentado neste Festival. A começar a segunda volta estará o Quinteto de Marcus Strickland (dia 19), liderado por um dos mais novos instrumentistas do jazz actual. Este concerto reitera o interesse do Guimarães Jazz em dar a conhecer nomes em ascensão na cena jazzística internacional.

Segue-se uma celebração do 70º Aniversário de Lee Morgan (dia 20), grande trompetista precocemente desaparecido: um conjunto notável de boppers, entre os quais Bennie Maupin e Billy Harper (que tocaram com Lee Morgan), unem-se a nomes como George Cables, David Weiss, Cecil McBee e Billy Hart, numa homenagem grandiosa; Kenny Baron Trio (dia 21) regressa também para reafirmar o interesse que o Guimarães Jazz sempre teve em trazer o piano trio como proposta fundamental de divulgação e de culto no Festival; por fim, The Metropole Orchestra (dia 22), um grupo alargado de 60 músicos – 20 músicos de big band e 40 músicos de uma orquestra de cordas – dirigidos por Vince Mendoza, um dos mais importantes directores de orquestra de todos os tempos. Com a Metropole Orchestra, Vince Mendoza e Peter Erskine (como solista convidado), propõem-se a tocar composições da autoria de Vince Mendoza e temas fundamentais da história do jazz, adaptados a grande orquestra.

Em 2008 o Guimarães Jazz espera continuar a ser o ponto de encontro e de celebração para todos os que se interessam pelo jazz, esperando também continuar a atrair ao Festival todas as pessoas que desejem iniciar a sua descoberta desta música. 

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub