Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2009
Mostra colectiva de doze jovens artistas no Centro Cultural Vila Flor

Intitulada MV/C+V, a mostra colectiva de doze jovens artistas, exposta no Centro Cultural Vila Flor, estará patente até dia 11 de Abril.

 

Fruto de uma parceria entre o CCVF e a ESAP, doze jovens artistas - que nasceram ou estudaram em Guimarães - expõem o seu trabalho até 11 de Abril no Centro Cultural Vila Flor. Esta exposição surge com uma intenção de desafio para um grupo de jovens autores, estimulando-os a participar numa apresentação conjunta de trabalhos, encarando o sentido de contemporaneidade como processo constante de renovação e representação do objecto artístico.

Estimular a criação e conceber oportunidades de divulgação das obras que estes artistas têm vindo a produzir, permite o confronto com um público observador e detentor de curiosidade em relação ao que se vai fazendo nas mais diversificadas áreas de criação plástica. Foi na exploração desta diversidade que o Centro Cultural Vila Flor e a ESAP – Escola Superior Artística do Porto (Pólo de Guimarães) estruturaram esta exposição, de maneira a que se pudesse entender com maior amplitude o que tem sido desenvolvido por cada um destes artistas do ponto de vista criativo.

A fórmula do lucro MV/C+V, enquanto imagem aglutinadora deste projecto, prende-se com questões prementes e actuais no contexto das artes. Uma ideia de lucro que evoluiu para padrões cada vez mais abstractos e subjectivados só poderia ser contraposta com uma abundância de propostas que a contrariem sem a contradizer, na medida em que nenhuma fórmula ou regra pode ser aplicada sobre este evento em particular. A escolha de uma fórmula para título desta exposição pretende reagir na pequena parcela de espaço determinado pela liberdade de nos afastarmos do seu meio. O centro da arte pode referir-se como um epicentro de criatividade do ser. O sentimento de clausura nos esquemas de funcionamento de um sistema que se vende e se auto-publicita, faz com que a nossa história se manifeste através de uma grande história geral onde não se referem todos os grandiosos processos silenciosos de liberdade que nascem da indeterminação na parte psíquica de cada um e na indeterminação que cabe a cada indivíduo consciente.

Esta exposição celebra a ruína de uma fórmula: MV/C+V. A actualidade do mercado da arte revela a mais agressiva faceta de ir contra tudo o que se apresenta como a criação de espaços geradores de imaginação. Na validade dos processos de escolha revelados no decorrer da história do homem, existe uma estranha confusão entre o acto de comprar e a possibilidade de podermos adquirir livremente. Resta-nos a contingência de todas fórmulas e a certeza da sua destruição, para que possamos reconstruir do nada entre os escombros espaços mínimos de autonomia.

Carlos Lobo, Cristiano Castro, Engrácia Cardoso, Fúlvio Mendes, Jorge de Magalhães, José Emílio Barbosa, Luís Ribeiro, Max Fernandes, Nuno Florêncio, José Almeida Pereira, Mauro Cerqueira e Nuno Machado são os artistas que, até ao próximo dia 11 de Abril, mostrarão o seu trabalho no Centro Cultural Vila Flor.

 

Actividades paralelas
Do contexto multíplice definido por esta exposição resulta um conjunto de actividades paralelas que dialogam com o público de vários modos: visitas guiadas, oficinas para o público escolar e debates com os artistas, possibilitando uma reflexão conjunta e participada sobre as propostas destes criadores.

Para além das visitas guiadas à exposição que se realizarão diariamente, de terça a sexta-feira, são propostas duas oficinas para o público escolar, em que os participantes terão a oportunidade de fazer um trabalho de criação a partir das suas concepções pessoais e de imagens já existentes sobre a cidade onde habitam, Guimarães.

As visitas guiadas e as oficinas estão sujeitas a marcação prévia, com pelo menos uma semana de antecedência. As marcações poderão ser efectuadas pelo telefone 253424700 ou por e-mail para servicoeducativo@aoficina.pt.

Os debates terão lugar no Centro Cultural Vila Flor, no dia 28 de Fevereiro, e na Escola Superior Artística do Porto (Pólo de Guimarães), no dia 14 de Março, às 16h00.

 

Horário da Exposição
Terça-feira a Sábado
10h00 às 12h30 | 14h00 às 19h00
Domingos e Feriados
14h00 às 19h00

Publicado bragadistrito às 08:00
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
Mais sobre este Blog
Pesquisar neste Blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Posts Recentes

Troilo e Créssida no Thea...

Eunice para Crianças

Client na Casa das Artes

Festival Panos

A Naifa no CCVF

...

Exposição 'Bienal na Esco...

...

Carlos Macedo na Casa das...

Semana da Educação na Póv...

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub