920 Anos da Sé Catedral, exposição de fotografia patente no Braga Parque até dia
19.
O Braga Parque apresenta ao público, até dia 19, uma exposição de fotografia que ilustra os 920 anos da Catedral mais antiga do país: a Sé de Braga. Associando-se às comemorações pascais, como já vem sendo habitual nos últimos dez anos, o centro comercial em parceria com o Tesouro – Museu da Sé de Braga dá a conhecer ao público peças artísticas do património religioso, artístico e cultural, através de um conjunto de fotografias captadas pela objectiva do fotógrafo Hugo Delgado, a quem o Cónego António Macedo elogia desta forma: “Foi com engenho e arte que trouxe aqui o que de mais interessante existe na Sé de Braga e seus anexos”.
Uma linguagem artística de cor, de luz, de sombras e penumbras mostra pela primeira vez algumas das peças “mais antigas que a Sé de Braga”, entre as quais se destacam o Túmulo Paleo-cristão de mármore dos séculos V-VI, com decoração e sinais de cristianismo daquela época, e as inscrições na pequena muralha do Largo D. João Peculiar, referente ao Imperador César Augusto, e na Rua de Nossa Senhora do Leite, dedicada à Deusa Ísis, protectora dos mercados, na mitologia.
Através da exposição Pascal é possível contemplar séculos de história e percorrer com a vista e a imaginação o Monumento, a Catedral e o seu Tesouro – Museu. Se em anos anteriores, o Braga Parque apresentou ao vivo no centro comercial algumas peças do Tesouro-Museu, este ano optou por apostar numa mostra fotográfica, tornando mais representativo o vasto tesouro que faz parte do extenso espólio daquela instituição religiosa. Uma novidade que permite revelar algumas maravilhas apenas possíveis de serem admiradas no Tesouro-Museu e que agora podem ser apreciadas no centro comercial pelo alargado leque de clientes, frequentadores e visitantes que se deslocam àquele shopping.
Fonte - Braga Parque